Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Bairro São Miguel

Relatos orais: dados culturais, históricos e curiosos do Bairro São Miguel

Imagem: Revista Cachoeira Paulista Fé, História e Tradição.2005

A comunidade de São Miguel está localizada no extremo sul do município de Cachoeira Paulista e faz divisa com os municípios de Silveiras a Leste, Lorena ao Sul  e Oeste. Apesar de estar  muito próximo não há limites territoriais com o município de Cunha .
Nesta região a maioria das famílias tem ancestrais indígenas, o que nos leva a hipótese de ter havido uma aldeia indígena proximo ao local.
Assentado a mais ou menos 120 anos neste local esta localidade serviu de passagem as tropas que circulavam entre Paraty, Cunha, Lorena e Guaratinguetá, no entanto a história deste lugar remonta a épocas mais antigas..... A antiga localização do povoado situado mais ao sul, abandonado devido as histórias e crendices da comunidade, em relação a fatos curiosos que se tornaram lendas folclóricas que ajudaram  a forjar  construção do lugar onde hoje se localiza o bairro São Miguel.
Há muito tempo no antigo assentamento, próximo a Fazenda das Pedras há mais ou menos 4km daqui, numa comunidade que não sabemos ao certo se era chamada Nossa Senhora da Conceição, havia um povoado com aproximadamente quarenta casas, dois comércios, uma fazenda. O ponto de referência da região era uma capela onde havia um sino  com o brasão do império do Brasil, no alto da colina um cemitério completava a paisagem. Por lá passavam as tropas de mulas e burros que circulavam entre  Cunha, Lorena, Cachoeira Paulista e Guaratinguetá. Ainda existem vestígios dos casas antigas dos túmulos do cemitério.
A imagem de São Miguel presente na capela até hoje foi doada por Daniel Pinto, dono da fazenda Benvinda.
Entre muitas das histórias contadas por essa gente está a construção na base do multirão e enxadão de parte da estrada que liga o bairro do São Miguel as cidades de Lorena e Canas passando pelo bairro do Pinhal Novo, houve também segundo relatos a chegada de gente fugindo da obrigatoriedade de enviar os filhos a Guerra do Paraguai e se fixou por aqui, todas essas histórias enriquecem o contexto de formação do bairro que na sua simplicidade, guarda reliquias de uma sociedade rural tradicional, um exemplo claro é o uso de caderneta nas atividades comerciais e a entrega dos produtos ao longo da estrada em pontos determinados mesmo quando o destinatário está ausente.
 A paisagem as vezes bucólica de rebanhos equinos, bovinos e mesmo de aves com seus pintinhos atravessando ruas tranquilas, aos poucos se adapta a chegada dos aparatos técnicos e tecnológicos como motocicletas, parabólicas de TV e agora de celulares, bem como  a escola que recebe sinal de internet via satélite, mescla tradição e modernidade.

Adaptação de texto: MS-Original Laurindo Pinto

 

Um comentário:

  1. oii seu Laurindo sou eu claudio junior da família hummel,eu gostei muito do que o senhor falou sobre o bairro São Miguel.

    ResponderExcluir